O CoLABOR, Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social, e os seus Associados organizam no dia 12 de dezembro, na Fundação Calouste Gulbenkian (auditório 3), as Jornadas CoLABOR 2022 dedicadas ao tema “O Trabalho: Assimetrias e Mudança Socioeconómica” .

O tema escolhido para as jornadas decorre do realce que o CoLABOR vem dando ao debate em torno da Agenda do Trabalho Digno, tem presente temas inerentes à discussão do Orçamento do Estado para 2023 e, em particular, grandes questões do debate socioeconómico com impactos na vida das empresas, da Administração Pública e da matriz de desenvolvimento do país. Será um momento agregador e, por outro lado, identificador de políticas que combatam as desigualdades e as assimetrias, nestes tempos de grande mudança socioeconómica.

A parte inicial será dedicada à apresentação da versão 2.0 da DataLABOR, uma plataforma digital de acesso livre, especializada na disponibilização de informação estatística e jurídica nas áreas do Trabalho, Emprego e Proteção Social. A nova versão da DataLABOR representa um salto tecnológico muito significativo, que se repercute numa experiência de utilização da plataforma mais intuitiva e interativa, mas também num alargamento e aprofundamento da informação disponibilizada. Nesse momento será também apresentado um paper focado na análise da evolução dos salários, das desigualdades salariais e do rendimento.

A entrada no evento é livre, mas sujeita a inscrição através deste link.