No próximo dia 12 de novembro, pelas 9:30, o CoLABOR organiza, com o apoio da OIT-Lisboa, a Conferência Internacional sobre “As plataformas digitais e o futuro do trabalho”. A sessão será transmitida via streaming, na página de facebook e no canal de YouTube.

Esta conferência tem como primeiro objetivo a apresentação da versão em Português do Relatório “As plataformas digitais e o futuro do trabalho” e a sua discussão à luz da investigação em curso sobre a realidade portuguesa, bem como os desafios para as políticas públicas nesta matéria.

O relatório da OIT “As plataformas digitais e o futuro do trabalho: promover o trabalho digno no mundo digital” explora uma das principais transformações verificadas no mundo do trabalho na última década – o surgimento e proliferação de plataformas digitais de trabalho online. Esta nova forma de trabalho criou disrupções em modelos de negócios existentes bem como no modelo de emprego no qual esses modelos de negócios se baseavam.  Com base nos resultados de inquéritos realizados entre 2015 e 2017, abrangendo 3,500 trabalhadores de 75 países distintos, este relatório representa um dos primeiros estudos comparativos a nível global focado na análise das condições de trabalho nas plataformas digitais e propõe uma série de princípios e recomendações para um trabalho mais digno e justo nestas plataformas e para adaptação dos sistemas de proteção social.

Descarregue aqui o programa completo.

Descarregue aqui o Relatório “As plataformas digitais e o futuro do trabalho”.

09:30 ABERTURA
Manuel Carvalho da Silva, Coordenador do CoLABOR
Mafalda Troncho, Diretora da OIT Lisboa

09:45 I PARTE – ESTUDOS E INVESTIGAÇÃO EM CURSO
Moderação: Mariana Trigo Pereira, Perita Associada da OIT Lisboa
Uma Rani, Investigadora OIT: Versão portuguesa do Relatório “As plataformas digitais e o futuro do trabalho”
Giovanni Allegretti, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra – Projeto PLUS (Platform Labor in Urban Spaces, projeto financiado pelo programa Horizon 2020 da União Europeia): Apresentação do projeto europeu e, em particular, do trabalho com enfoque no município de Lisboa
Ana Alves da Silva, Investigadora CoLABOR: Teletrabalho, empresas-plataforma e o estatuto sociolaboral dos trabalhadores
Perguntas & Respostas

11:30 II PARTE – DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICA
Moderação: Filipe Lamelas, Investigador do CoLABOR
Teresa Coelho Moreira e Guilherme Dray, Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho
Marcos Pais e Fernando Fidalgo, STRUP – Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal
Tomás Belchior, UBER, Public Policy, Portugal and Southeast Europe
Debate

12:30 COMENTÁRIOS FINAIS
Manuel Carvalho da Silva, Coordenador do CoLABOR
Mariana Trigo Pereira, Perita Associada da OIT Lisboa

12:45 ENCERRAMENTO
Miguel Cabrita, Secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional