No próximo dia 8 de junho, o coordenador do CoLABOR, Manuel Carvalho da Silva, participa no seminário “Da deflação à inflação. Que entraves à valorização salarial?” organizado no âmbito do projeto REVAL – Da desvalorização interna à revalorização do trabalho: o caso de Portugal.

Este projeto visou aprofundar a reflexão e pesquisa sobre os efeitos regressivos da reconfiguração do regime de emprego associada à política de desvalorização interna, iniciada em 2010, partindo da conjetura que aquela reconfiguração pode ter acelerado um processo de desvalorização cumulativa do trabalho.

Nesse sentido examinou os seus mecanismos e efeitos, no plano nacional, no período de crise económica de elevados níveis de desemprego e baixa inflação ou até deflação mas também o seu impacto prolongado no novo ciclo político, de recuperação económica e do emprego, iniciado em 2015, designadamente quanto à reconfiguração da especialização produtiva com ganho do peso dos setores de baixos salários e baixa produtividade, continua precarização das relações laborais e fraca recuperação da negociação coletiva e dos salários.

Consulte aqui o programa completo.

(Re) Veja a sessão na íntegra.