O CoLABOR participou, nos passados dias 16 e 17 de outubro de 2020, no 1.º Encontro Anual de Laboratórios Colaborativos, uma iniciativa organizada pela Agência Nacional de Inovação (ANI) e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que decorreu no Porto. Ana Alves da Silva e Frederico Cantante foram os representantes destacados para participar no encontro em nome do CoLABOR.

A iniciativa contou com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que presidiu à sessão, e dos peritos internacionais responsáveis pelo acompanhamento do CoLABOR, José Luís Encarnação e Mari José Aranguren.

Segundo a ANI, esta 1.ª edição do Encontro Anual de CoLABS pretendeu aprofundar a monitorização das atividades dos laboratórios colaborativos e o seu desenvolvimento no contexto de estratégias de investigação e inovação regionais, nacionais e europeias, bem como fomentar o debate sobre o seu papel na dinâmica de inovação, criação de emprego e trabalho qualificado em Portugal. Os CoLAB já criaram mais de três centenas de postos de trabalho altamente qualificados em Portugal, nomeadamente no interior do país, estando, por isso, bem posicionados para cumprir o objetivo de promover 563 novos postos de trabalho altamente qualificados até 2023. O trabalho desenvolvido por estas entidades tem igualmente resultado em casos de sucesso na transferência de conhecimento para a economia, com impactos na internacionalização e na incorporação de tecnologia no tecido empresarial.

Consulte o programa completo do evento.