Investigadora no CoLABOR – área da Proteção Social/Economia Social e Solidária

Tatiana Marques é licenciada em Sociologia pelo ISCTE-IUL e mestre em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. É pós-graduada em Sociologia da Saúde e da Doença, assim como em Análise de Dados em Ciências Sociais, pelo ISCTE-IUL. Possui formação avançada em Gestão Aplicada de Projetos pela NOVA SBE, em Bioética pelo Yale Interdisciplinary Center for Bioethics e em Língua e Cultura Inglesa pela Oxford Royale Academy.

Desenvolveu atividades de investigação-ação em projetos nacionais sobre necessidades socioecónomicas, migrações em contexto escolar, saúde mental no mercado de trabalho, envelhecimento, cuidados paliativos e decisões médicas em fim de vida. Colaborou com organizações não-governamentais na área da saúde e do desenvolvimento humano e com o departamento de saúde pública de um organismo governamental.

Foi responsável nacional pela implementação e gestão de dois projetos de investigação europeus sobre aconselhamento de carreira com grupos vulneráveis através de plataformas e-learning. Efetuou a credenciação de técnicos de aconselhamento na área da saúde mental em redes europeias e norte-americanas de prestação de apoio psicológico, gestão de incidentes críticos e avaliação do consumo de substâncias psicoativas, ao abrigo de Employee Assistance Programs.