Jornadas CoLABOR 2021

NOTA DE IMPRENSA

Universidades, empresas e terceiro setor lançam plataforma de dados do trabalho e proteção social

Chama-se DataLABOR e irá disponibilizar dados nacionais e internacionais sobre trabalho, emprego e proteção social. Nasce de um laboratório colaborativo, o CoLABOR, que junta ensino superior, três dos maiores empregadores nacionais e o setor social. Irá dar contributos para a formulação de políticas públicas, como a resposta à pandemia provocada pela COVID-19, e, ao mesmo tempo, proporcionar a empresas, organizações sindicais, empresariais e do terceiro setor  informação necessária à gestão, tomada de decisões e formulação de estratégias.

Vai ser apresentada no dia 6 de novembro de 2020 a DataLABOR, uma plataforma inovadora que agrega e permite aceder a dados estatísticos e jurídicos sobre o trabalho e emprego, a proteção social e a economia social e solidária em Portugal. A apresentação será feita no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, numa sessão que contará com a participação do Primeiro-Ministro, António Costa, e com a presença das personalidades de primeira linha dos Associados.

A DataLABOR é uma iniciativa do CoLABOR, o Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social criado por oito entidades: o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; o Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa; a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade – CNIS; a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; a Delta Cafés; o Grupo Sonae; e a MotaEngil.

“Trata-se de uma plataforma inovadora que agrega dados estatísticos e jurídicos com o objetivo de simplificar o acesso a dados nacionais e internacionais sobre trabalho, emprego e proteção social”, afirma Manuel Carvalho da Silva, coordenador do CoLABOR e ex-sindicalista. “Resulta da colaboração entre o ensino superior, grandes empresas e o terceiro setor, constituindo um contributo da sociedade civil para a reflexão e para um debate público mais amplo, informado e aprofundado”.

Segundo Manuel Carvalho da Silva, a DataLABOR é, igualmente, “uma contribuição para a formulação de políticas públicas baseadas no conhecimento”. E destaca a atualidade tecnológica da plataforma e o tratamento inovador de dados, bem como a simplicidade com que pessoas ou instituições conseguirão aceder e fazer a leitura cruzada de informação fidedigna de fontes oficiais.

“A DataLABOR vem colmatar uma lacuna existente na disponibilização de dados sobre o mundo do trabalho e da proteção social, relacionando dados e legislação de forma a informar as políticas públicas e a apoiar a tomada de decisão de entidades privadas e associativas, numa lógica de ação e prospeção”, afirma Manuel Carvalho da Silva.

Oito associados “em pé de igualdade”

Para além de integrar o acesso a bases de dados oficiais nacionais e internacionais, a DataLABOR poderá no futuro vir a ser também alimentada pela investigação que âmbito do CoLABOR.. Essa investigação incidirá naturalmente nas áreas do trabalho e emprego, proteção social e economia social e solidária, com contributos dos projetos científicos em desenvolvimento no Laboratório, alguns deles em parceria com os seus associados.

Mas a investigação também poderá partir de solicitações dos próprios associados ou de entidades externas, públicas, empresariais, e associativas. O CoLABOR conta já com um estudo sobre a proteção social angolana no seu portefólio. São também aguardados pedidos de estudos de perfil socioeconómico de certas regiões do país, ou mesmo de certos concelhos, para que entidades públicas possam, por exemplo, definir políticas de promoção do emprego e  qualidade do emprego, ou entidades da economia social e solidária caracterizar necessidades nas suas respostas sociais, ou ainda, entidades privadas sondar a procura ou as qualificações dos trabalhadores.

Os associados do CoLABOR são três dos maiores empregadores privados em Portugal, algumas das entidades mais representativas do setor social e solidário e centros de investigação de três universidades de referência a nível nacional e internacional. O princípio do Laboratório Colaborativo é que todos têm o mesmo peso institucional, contribuindo e trabalhando em conjunto, “em pé de igualdade”, com objetivos comuns.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

comunicacao@colabor.pt