Formação

O CoLABOR é uma entidade de Investigação & Desenvolvimento dedicada à produção, difusão e transmissão do conhecimento que faz parte do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, conforme alínea b) do art.14.º e art.19.º do Decreto-Lei n.º 63/2019, de 16/05, alterado pelo Decreto-Lei n.º126-b/2021, de 31/12, que aprova o Regime Jurídico das Instituições que se dedicam à Investigação Científica e Desenvolvimento. Como tal, o CoLABOR é uma entidade reconhecida para desenvolvimento de atividade formativa, dentro das áreas temáticas que constituem a sua vocação principal.

O catálogo formativo do CoLABOR congrega um conjunto de dez formações, cobrindo as áreas do Direito do Trabalho, Tecnologias e Trabalho, Sustentabilidade, Políticas Públicas e metodologias de Avaliação de Impacto.

Consulte aqui o nosso catálogo formativo detalhado

Oferta formativa CoLABOR

  • Este curso é constituído por quatro módulos formativos na área do Direito do Trabalho, independentes entre si, cujos conteúdos se referem a um conjunto de matérias jurídicas especialmente sensíveis à evolução da relação laboral na era da digitalização.

    Em cada um dos módulos, a descrição do regime legal é acompanhada pela enunciação e resolução de hipóteses da vida prática.

    A estrutura modular e flexível deste curso permite alterações à sua configuração de acordo com os interesses da entidade contratante.

  • Este curso visa dotar técnicos(as) e dirigentes de diferentes organizações (privadas, públicas e de economia social e solidária) de um conhecimento amplo de diferentes técnicas e ferramentas de análise estatística para potenciar a utilização de dados quantitativos nas suas organizações e atividades, tendo em vista a produção de conhecimento útil aplicado ao seu contexto, para melhor informar as estratégias e tomadas de decisão na organização.

    No fim do curso, os/as participantes serão capazes de:
    Descrever e caracterizar dados quantitativos de fontes diversificadas (dados administrativos, inquéritos por questionário, recenseamentos da população, entre outras fontes);
    Conduzir análises exploratórias a partir dos dados de que se dispõe;
    Selecionar as técnicas de análise estatística multivariada e inferencial mais adequadas para responder às questões de interesse colocadas;
    Representar visualmente diferentes tipos de dados para sustentar a interpretação analítica apresentada.

  • O curso em Ética, Avaliação de Tecnologias e Reorganização Laboral é constituído por três módulos formativos. Estes módulos são relativamente autónomos. A estrutura modular e flexível deste curso permite alterações à sua configuração de acordo com os interesses da entidade contratante.

  • O curso que se apresenta promove a compreensão de processos de construção e implementação de sistemas de monitorização de políticas públicas, apoiando-se na exploração de riscos (quantitativos) e sobretudo incertezas (qualitativas) implicados nesses processos. O curso pretende dar a conhecer as principais tendências teóricas e a diversidade de métodos e instrumentos desenvolvidos no campo, para devotando particular atenção a uma análise crítica e reflexiva sobre os seus pressupostos e implicações.

  • A formação Transição para a Inteligência Artificial centra-se na definição de IA e nas suas implicações para os locais de trabalho, nas suas principais (novas) características, tendências e consequências para diferentes categorias de trabalhadores. Em particular, analisa o modo como a IA está a automatizar as práticas de gestão (gestão algorítmica) e como isso altera fundamentalmente a relação entre empregadores e trabalhadores.

  • A formação Metodologias Quantitativas Aplicadas ao Direito tem como objetivo dotar os participantes de conhecimentos essenciais sobre métodos quantitativos e a sua aplicação prática na área jurídica. Esta formação pretender ser um recurso na conceção e planificação de projetos de investigação que recorram a metodologias quantitativas.

  • Este curso tem como propósito oferecer uma formação especializada, capacitando os participantes a avaliar de forma crítica as transformações à escala internacional, a sua relação com o desenvolvimento tecnológico e o seu impacto nas cadeias de valor globais. Ao longo do curso, será explorado o efeito da transformação digital na geopolítica, destacando como o avanço da tecnologia digital está a remodelar o panorama geopolítico global. Serão ainda debatidos os principais enquadramentos institucionais e estratégias internacionais dos principais atores globais que definem tendências de reorganização do comércio à escala global. A abordagem adotada será interdisciplinar, permitindo aos participantes aplicar os seus conhecimentos por meio de estudos de caso, atividades práticas e simulações. O conteúdo da formação converge, finalmente, em dois seminários metodológicos. No primeiro, serão lecionados os elementos essenciais das principais metodologias utilizadas em contexto empresarial pela elaboração de cenários futuros essenciais à definição de estratégias de medio-longo prazo (metodologias Shell e Delphi), no segundo seminário, estas noções metodológicas serão aplicadas a casos práticos.

  • A diretiva de Relato de Sustentabilidade Corporativa (CSRD - Corporate Sustainability Repor- ting Directive) expandiu a obrigação de reporte de desempenho em Environmental, Social, and Governance (ESG) nas empresas e o European Green Deal 2050 convocadas para um processo histórico de transição verde, multidimensional, para modelos de negócio sustentáveis, seja face aos stakeholders, seja na promoção da diversidade, igualdade e inclusão internamente, entre outras boas práticas de gestão. As oportunidades de investimento e aspetos centrais de gestão, passam cada vez mais pelo desempenho em ESG. Face a este contexto desafiante, as empresas precisam de desenvolver competências, soluções de base científica e soluções digitais, que podem contribuir para um melhor apoio à decisão, seja nas grandes empresas, seja em particular na democratização do acesso ao reporte de ESG nas PME. Antes dessa implementação importa formar dirigentes e profissionais com elementos de contexto dos seus setores, ajudando-os a desenvolver um mapa conceptual do ESG, bem como gerar competências numa framework de implementação e respetivas ferramentas.

  • Este curso é constituído por três módulos formativos interligados, pelos quais se garante uma formação de base em torno do tema das desigualdades, da pobreza e da exclusão social. O curriculum deste curso visa fornecer aos formandos utensílios que lhes permitam analisar de forma mais informada e sustentada os fenómenos das desigualdades, da pobreza e da exclusão social, bem como a relação destes fenómenos com as políticas públicas. A estrutura modular e flexível deste curso permite alterações à sua configuração de acordo com os interesses da entidade contratante.

  • Domínio teórico e prático de metodologias de planeamento e de desenvolvimento de processos multidimensionais de avaliação de impacto em programas e projetos de organizações da economia social.

Fale connosco

Email: geral@colabor.pt
Telefone: (+351) 218 065 369
Telemóvel: (+351) 919 811 971

Rua das Taipas, N.º 1
1250-264, Lisboa