A pobreza em Portugal: tendências e conjeturas
Para assinalar o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, 17 de outubro, o CoLABOR divulga uma publicação intitulada “A pobreza em Portugal: tendências e conjeturas”.
Inserida na linha editorial Números em Análise, esta publicação aborda as questões metodológicas e conceptuais em torno do conceito de pobreza, bem como a tendência de evolução em Portugal e respetiva incidência em determinadas categorias sociais e regiões do território nacional.
É ainda abordado o impacto do salário mínimo nacional (SMN) na exposição à pobreza, a evolução do impacto das transferências sociais em Portugal em perspetiva comparada, bem como a identificação de duas formas de desproteção, nomeadamente a baixa taxa de cobertura das prestações de desemprego e o hiato crescente do valor de referência do rendimento do rendimento social de inserção em relação ao limiar de pobreza e ao SMN. O último ponto tem como objetivo refletir acerca da pobreza monetária e da privação material e social no contexto inflacionário atual, conjeturando tendências expectáveis.