Estudo “Efeitos das formas de organização do tempo de trabalho no trabalho por turnos e no trabalho noturno”

A Comissão para Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), associou-se ao “CoLABOR – Laboratório para o Trabalho, Emprego e Proteção Social” no âmbito de um estudo sobre os efeitos das formas de organização do tempo de trabalho, com enfoque particular no trabalho por turnos e no trabalho noturno e sobre os seus efeitos para os/as trabalhadores/as e entidades empregadoras

Este estudo conta ainda com o apoio do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), do Instituto de Segurança Social (ISS) e do Instituto de Informática, I.P. (II), entidades do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

No âmbito deste estudo, estão a ser realizados inquéritos online a trabalhadores/as e entidades empregadoras.

Este inquérito versa sobre os efeitos da organização do trabalho nos trajetos profissionais dos/as trabalhadores/as, sobre as políticas de recrutamento e gestão de pessoal dos/as empregadores/as, sobre a saúde e segurança no trabalho e sobre a conciliação entre vida profissional, pessoal e familiar e está a ser aplicado a uma amostra aleatória de trabalhadores/as inscritos na segurança social, estratificada por idade, sexo e setor de atividade.

Por sua vez, o inquérito às entidades empregadoras está a ser aplicado a uma amostra aleatória de empresas com 4 ou mais trabalhadores/as inscritos/as na segurança social, estratificada pelo número de trabalhadores/as inscritos/as e o setor de atividade.

O tratamento de dados para apuramento da amostra aleatória de trabalhadores/as inscritos na segurança social, é realizado pela Segurança Social.

A aplicação do inquérito decorre através de acesso online via Link, sendo o mesmo totalmente anónimo, respeitando os princípios do RGPD em vigor neste Organismo.

Todos os dados são confidenciais e devidamente anonimizados antes da sua partilha com o CoLABOR, que fará a respetiva análise e tratamento estatístico.

A participação dos trabalhadores é de carácter voluntário, pelo que a decisão de participar é livre e pessoal.

O inquérito decorre durante o final do mês de junho e início do mês de julho. Se for contactada/o para responder e tiver alguma questão, por favor, envie um email para estudos@colabor.pt.


Anterior
Anterior

O Estado da Nação e as Políticas Públicas 2022 – IPPS-Iscte

Próximo
Próximo

Conduzir a mudança. O futuro do trabalho no setor automóvel português.