CoLABOR lança inquérito nacional sobre o Impacto da COVID-19 nas ERPI e ULDM, com o apoio do MTSSS e em parceria com a CNIS e a SCML

O CoLABOR está a realizar um estudo sobre “O Impacto da COVID-19 nos Lares de Idosos”, através da aplicação de um inquérito por questionário online a todas as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e Unidades de Longa Duração e Manutenção (ULDM) da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) em Portugal Continental.

O estudo de âmbito nacional realiza-se em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS). O estudo conta ainda com o apoio do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), bem assim como de todos os parceiros com representação na Comissão Permanente do Sector Social e Solidário (CPSS) e do Presidente da ALI – Associação de Apoio Domiciliário, de Lares e Casas de Repouso de Idosos.

Nos dias 11 e 12 de março, o CoLABOR enviou por email links de resposta ao questionário ao universo apurado de ERPI e ULDM/RCCI no território nacional, através do endereço invites@mailer.surveygizmo.com utilizado a partir de um software licenciado (ALCHEMER).

Caso alguma instituição não tenha recebido o email relativo ao preenchimento do questionário, ou tenha recebido menos links do que o número de ERPI de que dispõe, solicita-se a verificação prévia do spam da caixa de email. A confirmar-se a necessidade de reenvio dos links ou do envio de links adicionais, escreva-nos para estudos@colabor.pt  com o intuito de recebê-los.

O CoLABOR disponibiliza, ainda, o acesso ao guia de preenchimento do questionário e recomenda a sua leitura prévia:

  • Guia dirigido às ERPI, disponível aqui.

  • Guia dirigido às ULDM/RNCCI, disponível aqui.

O questionário é anónimo e o CoLABOR preserva a confidencialidade das entidades respondentes.

O CoLABOR agradece a participação das ERPI e das ULDM/RNCCI no inquérito em curso até ao dia 30 de abril.

A participação das instituições é fundamental para conhecer os mecanismos de vulnerabilidade e as boas práticas seguidas no âmbito da resposta à pandemia de COVID-19 e da proteção dos idosos em Portugal, assim como para melhorar a caracterização das respostas sociais existentes e contribuir para a formulação de políticas públicas sociais e de saúde.


Anterior
Anterior

CoLABOR participa em debate sobre o futuro do trabalho

Próximo
Próximo

O CoLABOR criou um simulador do “Apoio extraordinário aos rendimentos dos trabalhadores”