Notícias
Estudo “Efeitos das formas de organização do tempo de trabalho no trabalho por turnos e no trabalho noturno”
A Comissão para Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), associou-se ao “CoLABOR – Laboratório para o Trabalho, Emprego e Proteção Social” no âmbito de um estudo sobre os efeitos das formas de organização do tempo de trabalho, com enfoque particular no trabalho por turnos e no trabalho noturno e sobre os seus efeitos para os/as trabalhadores/as e entidades empregadoras
Conduzir a mudança. O futuro do trabalho no setor automóvel português.
Este estudo, solicitado pelo Governo de Portugal, foi liderado e coordenado por David Mosler (EUROPE) e realizado por uma equipa de investigação multidisciplinar constituída por técnicos do Escritório Regional da OIT para a Europa e Ásia Central (EUROPE), do Departamento de Políticas de Emprego da OIT (EMPLOYMENT) e investigadores do CoLABOR.
CoLABOR promove a reflexão e o debate em torno da Agenda do Trabalho Digno
O CoLABOR promove a reflexão e o debate em torno da Agenda do Trabalho Digno, um dos momentos políticos mais relevante desta década sobre o mundo do trabalho.
Contributo de investigadores CoLABOR para a estratégia nacional de combate à pobreza
Um grupo de investigadores do CoLABOR participou na consulta pública da versão preliminar da estratégia nacional de combate à pobreza, que terminou na última segunda-feira. Este grupo produziu e submeteu no portal ConsultaLEX um documento com um conjunto de sugestões, que pretende ser um contributo construtivo para a melhoria da estratégia.
Estado da Nação em Números
O CoLABOR desenvolveu para o Instituto para as Políticas Públicas e Sociais (IPPS), em parceria com este, a plataforma de dados “Estado da Nação em Números” que complementa o Relatório que aquele instituto publica anualmente e onde apresenta uma análise detalhada sobre a situação nacional em diferentes dimensões.
Estudo CoLabor em evento OCDE/Comissão Europeia (Copy)
O estudo de âmbito nacional “Trabalho, teletrabalho e distanciamento social”, promovido pelo CoLABOR foi um dos exemplos internacionais, a par das experiências britânicas e holandesas, apresentado no painel sobre teletrabalho do evento “Policies to reduce the gender employment gap in the Hungarian labour market”.
CoLABOR participa em debate sobre o futuro do trabalho
O Investigador Coordenador da linha do Trabalho, Emprego e Tecnologia do CoLABOR, Tiago Santos Pereira, participou na passada terça-feira no programa da RTP É OU NÃO É, cujo tema foi “Como vai ser o futuro do trabalho?”.
CoLABOR lança inquérito nacional sobre o Impacto da COVID-19 nas ERPI e ULDM, com o apoio do MTSSS e em parceria com a CNIS e a SCML
O CoLABOR está a realizar um estudo sobre “O Impacto da COVID-19 nos Lares de Idosos”, através da aplicação de um inquérito por questionário online a todas as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e Unidades de Longa Duração e Manutenção (ULDM) da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) em Portugal Continental.
O CoLABOR criou um simulador do “Apoio extraordinário aos rendimentos dos trabalhadores”
O CoLABOR criou um simulador da nova prestação social – “Apoio extraordinário aos rendimentos dos trabalhadores” – que permite, de acordo com a informação disponibilizada pelo utilizador, calcular o valor individual desta prestação, assim como a sua duração.
6 novembro 2020: Apresentação DataLABOR
A DataLABOR disponibiliza dados nacionais e internacionais sobre trabalho, emprego e proteção social. Nasce de um laboratório colaborativo, o CoLABOR, que junta ensino superior, três dos maiores empregadores nacionais e o setor social. Irá dar contributos para a formulação de políticas públicas, como a resposta à pandemia provocada pela COVID-19, e, ao mesmo tempo, proporcionar a empresas, organizações sindicais, empresariais e do terceiro setor, informação necessária à gestão, tomada de decisões e formulação de estratégias.
Contributo do CoLABOR para a discussão pública da Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2): Impacte sobre o trabalho e emprego
Decorreu no passado dia 22 de junho a discussão dos desafios e oportunidades de Investigação e Desenvolvimento proporcionados pela economia do Hidrogénio. Coube ao CoLABOR pronunciar-se sobre o seu impacte sobre o trabalho e emprego.