Referência
-

Período
05/2022 - 07/2023

Duração
14 meses

Entidade financiadora
The Foundation for European Progressive Studies (FEPS)

Website
https://feps-europe.eu/theme/recovery-watch/

Resumo
A Foundation for European Progressive Studies (FEPS) (FEPS), a Friedrich Ebert Stiftung (FES) e o Institut Emile Vandervelde (IEV), em colaboração com as principais organizações de conhecimento, criaram uma rede estruturada de peritos para monitorizar a implementação dos Planos Nacionais de Recuperação e Resiliência e avaliar o seu impacto nos principais resultados sociais. Esta rede, conhecida como Recovery Watch, funciona como um observatório e produz publicações específicas e conhecimentos especializados em diferentes países. O seu principal objetivo é avaliar os aspetos sociais dos planos nacionais de recuperação, incluindo uma análise da despesa pública com a transição digital e ecológica. O projeto visa acompanhar os efeitos distributivos das despesas da UE através do Next Generation EU e das políticas delineadas nos planos nacionais de recuperação. Ao fazê-lo, fornece informações baseadas em factos para melhorar a aplicação destes planos e orientar a elaboração de políticas progressivas a nível local e europeu.

O projeto não tem como objetivo monitorizar todos os Planos Nacionais de Recuperação ou acompanhar a implementação de todas as medidas. Em vez disso, concentra-se em áreas que são de particular relevância para a comunidade progressista e para a elaboração das políticas da UE. A investigação centra-se em três áreas principais: ação climática, transição digital e medidas de bem-estar.

O CoLABOR é responsável pela elaboração de um relatório exaustivo que avalia a implementação das alterações aos Planos Nacionais de Recuperação e Resiliência (PNRR) relacionadas com o plano RePower EU. Esta iniciativa, lançada pela Comissão Europeia na sequência da invasão da Ucrânia, visa promover a adoção de fontes de energia renováveis, melhorar a eficiência energética e reforçar a segurança energética europeia através da diversificação do fornecimento de energia, da redução da dependência das importações de energia russas e da promoção da cooperação entre os Estados-Membros da UE. Adicionalmente, o envolvimento do CoLABOR no FEPS Recovery Watch inclui a participação em eventos privados e públicos, discutindo e revendo relatórios sobre vários tópicos como a digitalização, a governação económica e a transição verde, que são preparados pelos parceiros do Recovery Watch, bem como a divulgação das conclusões do projeto.

Consórcio
OFCE Sciences Po, CEPS, the EUI, Wiiw, Forum Disuguaglianze e Diversità, ELIAMEP, the Amsterdam Centre for European Studies, Colabor, IstroAnalytica, TASC, Vision and the Zoe Institute for future-fit economies



Resultados

Anterior
Anterior

AO-PENS: um modelo do sistema de pensões em Angola

Próximo
Próximo

Estudo Avaliativo sobre a extensão, as características e o impacto do trabalho por turnos em Portugal