Avaliação externa à 8ª Geração do Programa Escolhas


Referência
-

Período
02/2022 - 07/2022

Duração
6 Meses

Entidade financiadora
Alto Comissariado para as Migrações, I.P.

Website
http://www.programaescolhas.pt/

Resumo
O Programa Escolhas, sob tutela da Presidência do Conselho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para as Migrações, I. P. (ACM, I. P.), foi criado em 2001 e conta com oito Gerações de existência. É reportado como um modelo de referência nacional e internacional, no âmbito das políticas públicas destinadas à promoção dos direitos das crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos vulneráveis.

A 8ª Geração do Programa Escolhas foi aprovada pela Resolução do Conselho de Ministro n.º 71/2020 de 15 de setembro, com regulamento aprovado pelo Conselho Diretivo do Alto-Comissariado para as Migrações e, sequentemente, homologado pela Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, por despacho de 10 de dezembro de 2020. À semelhança das gerações anteriores, o Programa prossegue como missão promover a integração social, a igualdade de oportunidades na educação e no emprego, o combate à discriminação social, a participação cívica e o reforço da coesão social.

O CoLABOR foi responsável pela avaliação externa à oitava Geração do Programa Escolhas, contratada pelo ACM, I. P., e o resultado da avaliação apresentado à tutela. Para o efeito, uma equipa multidisciplinar procurou mobilizar um conjunto de métodos que procurassem responder aos objetivos propostos, visando contribuir para um maior conhecimento acerca do Programa e para a sua melhoria em futuras gerações.



Resultados

Anterior
Anterior

Estudo Avaliativo sobre a extensão, as características e o impacto do trabalho por turnos em Portugal

Próximo
Próximo

Task-based assessment of the level of digitalization of different sectors of the Portuguese workforce