Referência
G.A. Nº 101132685

Período
fevereiro 2024-agosto 2027

Duração
42 meses

Entidade financiadora
Comissão Europeia

Website
https://remaking-project.eu

Resumo
O Trabalho Remoto (TR) é entendido essencialmente como uma modalidade que permite a organização flexível do trabalho. No entanto, o projeto REMAKING argumenta que o TR pode ser mais do que isso. Se os múltiplos efeitos que o TR produz nos indivíduos, nos modelos de negócios e na esfera socioeconómica forem devidamente compreendidos e abordados pelos decisores políticos, o TR pode contribuir positivamente para mudanças estruturais sociais, económicas e espaciais em curso.

O projeto REMAKING olha para o TR tendo em consideração as megatendências em curso (ie, transformação digital, flexibilização dos modelos de produção) que têm possibilitado a sua contínua expansão, bem como os recentes choques (ie, a pandemia e a guerra na Ucrânia) que consolidaram a sua difusão em diferentes formatos. Através desta perspetiva, pretende-se analisar o TR de forma a possibilitar aos decisores políticos uma visão mais holística e equilibrada entre as oportunidades e os riscos associados a este contexto, especificamente em relação aos efeitos do TR em zonas rurais e também em cidades distantes dos grandes pólos urbanos (2nd-tier cities).

Com isto em mente, o projeto visa desenvolver um quadro analítico que reflita as novas e multifacetadas realidades associadas ao TR. Este quadro analítico deverá incorporar e facilitar a partilha de boas práticas associadas ao TR e ajudar decisores políticos nos processos de decisão associados à adoção de políticas equilibradas e apropriadas ao contexto tendo em conta os atuais cenários de megatendências e choques. Estes objetivos serão alcançados através de atividades de investigação participativa associada a quatro estudos de caso, cada um destes relacionado com quatro formas especificas de TR (nomadismo digital, pós-pandemia, trabalhadores altamente qualificados em setores de alta tecnologia e trabalhadores remotos forçados). Os quatro estudos de caso abrangem sete países (Itália, Grécia, Portugal, Alemanha, Chéquia, Ucrânia e Irlanda). Em cada País a análise será efetuada tendo por base uma localidade rural e uma cidade de segunda linha.

O objetivo deste projeto é proporcionar um impacto nos processos de transformação socio espacial em cidades de segunda linha e localidades rurais em termos de planeamento, design e implementação de políticas multinível, promoção da resiliência e desenvolvimento socioeconómico territorial, e na compreensão avançada do TR associada a todas estas dimensões.

Neste projeto, o CoLABOR lidera o WP4 «Efeitos económicos e sociais do TR». Este WP tem quatro objetivos principais:

1. Avaliar as potenciais mudanças nas tendências do mercado de trabalho provocadas pela adoção de diferentes modalidades de TR e os seus efeitos nas condições de emprego local através do aparecimento de trabalhadores remotos.

2. Analisar os impactos que trabalhadores deslocados provocam na estrutura socioeconómica das populações locais anfitriãs, bem como na demografia local. Neste contexto, será dada especial atenção ao influxo de trabalhadores remotos e seus efeitos na estrutura local das ocupações (trabalhadores locais e deslocados) e nos preços (rendimento e preços das habitações) para entender a emergência de novos padrões de mobilidade social e/ou o surgimento de novas desigualdades sociais.

3. Analisar padrões de “reestruturação criativa” económica, cultural e institucional potencialmente provocados por novas demografias locais. É expectável que tanto o influxo de trabalhadores remotos como a adoção local do teletrabalho venha alterar as estruturas locais de oferta e procura, estimular atividades empresariais e culturais e promover novas formas e processos de partilha de conhecimento. Estes efeitos, e as iniciativas de políticas públicas relacionadas com os mesmos, são centrais para este objetivo.

4. Avaliar potenciais mudanças nas práticas de deslocação, padrões de mobilidade e procura por novos serviços de mobilidade derivados do aumento do TR nas áreas em análise. Neste aspeto, o projeto pretende também avaliar as implicações do TR em relação à oferta de serviços de mobilidade coletiva e os potenciais ganhos ambientais que daí resultem.



Resultados

(em curso)

Anterior
Anterior

Construção da Teoria da Mudança da Estratégia Nacional de Combate à pobreza 2021-2030

Próximo
Próximo

Toolkit das Desigualdades