Jornadas CoLABOR 2023 “Emprego em Portugal. Diagnósticos, Tendências e Políticas”

NOTA DE IMPRENSA

Dia 6 de dezembro, no Porto, no auditório da Fundação Manuel António da Mota, o CoLABOR -Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social - vai realizar as Jornadas CoLABOR 2023, este ano dedicadas ao tema “Emprego em Portugal: Diagnósticos, Tendências e Políticas”.

O CoLABOR é o único laboratório colaborativo cuja agenda se centra nos temas do trabalho e do emprego e suas conexões com os sistemas da proteção social, assumindo as mudanças tecnológicas na sua transversalidade.

O emprego em Portugal atravessa um período de recomposições e mudanças, algumas aceleradas, outras graduais, com impactos sociais, económicos e políticos de curto e médio prazo.

Neste contexto, as Jornadas CoLABOR 2023 focar-se-ão na análise destas tendências e na reflexão estratégica em torno delas, mobilizando conhecimentos e perspetivas de atores qualificados das áreas empresarial, académica, sindical e política.

As quatro sessões temáticas destas Jornadas focar-se-ão nas necessidades do emprego tendo em conta a afirmação da escassez de mão-de-obra em vários setores económicos, o cenário das migrações, dos desajustamentos das qualificações, em particular em alguns subsetores da indústria. O impacto das tecnologias na organização do trabalho e as políticas fiscais e sistemas contributivos serão também temas em debate.

O encontro contará também com a participação de António Cunha, Presidente da CCRD Norte. A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, intervirá na sessão de encerramento.

Nota: Enquadramento das Jornadas CoLABOR 2023 e programa

PARA MAIS INFORMAÇÕES: comunicacao@colabor.pt