Jornadas CoLABOR 2022

NOTA DE IMPRENSA

ESTUDO SOBRE A EVOLUÇÃO SALARIAL E A DESIGUALDADE SALARIAL APRESENTADO HOJE NAS JORNADAS COLABOR

 Inflação anula valorização real dos salários médio e mediano ocorrida desde 2018.

Esta é uma das conclusões do estudo do CoLABOR “Os salários em Portugal: padrões de evolução, inflação e desigualdades”, cuja análise foi efetuada com base em indicadores disponíveis na DataLABOR, a maior base de dados estatísticos e informação jurídicos sobre trabalho, emprego e proteção social em Portugal.

O estudo analisa a evolução do valor real dos salários desde o início do milénio e as desigualdades salariais associadas ao género, nacionalidade, precariedade contratual e habilitações escolares dos trabalhadores nos diferentes setores de atividade económica.

Este estudo e a versão 2.0 da base de dados DataLABOR vão ser apresentados na manhã do dia 12 de dezembro, segunda-feira, nas Jornadas CoLABOR 2022, na Fundação Calouste Gulbenkian.

As Jornadas CoLABOR 2022 são organizadas anualmente pelo CoLABOR, Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social e este ano têm como tema “O Trabalho: assimetrias e mudança socioeconómica”.

As Jornadas CoLABOR 2022 contam com a participação de especialistas da área da sociologia, da economia e da área jurídica, assim como representantes de organizações sindicais e confederações patronais que irão debater as políticas salarias e a contratação coletiva.

O encerramento das Jornadas conta com intervenções de Francisco Assis, presidente do Conselho Económico e Social, de Leonor Sottomayor, representante da Sonae e de Manuel Carvalho da Silva, coordenador do CoLABOR.

PRESS KIT

PARA MAIS INFORMAÇÕES

Comunicação CoLABOR

comunicacao@colabor.pt


Anterior
Anterior

O Trabalho Digno. Contexto e Leituras da Agenda

Próximo
Próximo

O Trabalho Digno na Agenda do CoLABOR