Notícias
O CoLABOR publica análise sociográfica do emprego na Administração Pública
O estudo intitulado “Dinâmicas sociográficas do emprego na Administração Pública” efetua uma caracterização da evolução do emprego no setor da Administração Pública em Portugal no período 2011-2022, dando particular ênfase à análise do emprego na Administração Pública Central.
A Agenda do Trabalho Digno, a lei e a precariedade
O Políticas em análise n.º 11 é dedicado à análise crítica da Agenda do Trabalho Digno, um conjunto de medidas estratégicas na área laboral destinadas a melhorar as condições de trabalho, constituindo o combate à precariedade um dos seus objetivos prioritários.
14.ª Edição “Prémio Manuel António da Mota” - “Portugal Futuro”
A 14ª Edição do “Prémio Manuel António da Mota”, @motaengil, tem como lema “Portugal Futuro".
Manuel Carvalho da Silva, diretor do @CoLABOR_pt vai estar presente na entrega dos prémios, fazendo uma intervenção na abertura da cerimónia.
Investigadores do CoLABOR participam, enquanto oradores, em eventos sobre digitalização do mundo do trabalho.
Investigadores do CoLABOR vão ser oradores em eventos nacionais e internacionais sobre os impactos da digitalização do mundo do trabalho.
CoLABOR participa em vários eventos nacionais
Durante o mês de outubro, investigador@s do CoLABOR participaram, enquanto oradores, em vários eventos nacionais.
A pobreza em Portugal: tendências e conjeturas
Este texto foi pensado e desenvolvido a propósito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (2023), com intuito de enquadrar o fenómeno da pobreza em Portugal a partir de diferentes dimensões de análise.
DST GROUP e CONFMINHO são os mais recentes associados do CoLABOR
O CoLABOR vê assim reforçada a sua rede de associados que, com diferentes contributos, cooperam para a concretização da agenda de investigação do CoLABOR.
V Jornadas de Direito do Trabalho
V Jornadas de Direito do Trabalho: “Agenda do Trabalho Digno: Desafios e Oportunidades”.
28 e 29 de setembro, Ponta Delgada
Impacto da COVID-19 nos lares de idosos
O CoLABOR acaba de publicar o estudo “Impacto COVID-19 nos lares de idosos”. Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto da pandemia COVID-19 nas estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI), partindo da análise de fatores sociodemográficos, territoriais e organizacionais.
A proibição do recurso à terceirização de serviços na reforma laboral de 2023
O Políticas em Análise n.º 10 “A proibição do recurso à terceirização de serviços na reforma laboral de 2023.” faz parte de um caderno de textos de análise jurídica que o CoLABOR tem vindo a produzir no âmbito da Agenda do Trabalho Digno, com vista a contribuir para a discussão e debate para as políticas públicas na área laboral.
O Estado da Nação e Políticas Públicas 2023
O relatório “O Estado da Nação e Políticas Públicas 2023”, uma iniciativa do IPPS-Iscte e hoje divulgado, incide sobre uma reflexão relativa a reformas estruturais em diferentes áreas da governação, nomeadamente Emprego, Justiça, Habitação, Segurança Social, Proteção Social, Imigração, Saúde, Educação, Ciência e Ensino Superior.
O CoLABOR contribuiu para esta iniciativa através do desenvolvimento e atualização da plataforma de informação “Estado da Nação em Números”.
O CoLABOR é instituição de acolhimento no PhD Population Sciences
O CoLABOR associa-se ao doutoramento Population Sciences, sendo uma das instituições de acolhimento no âmbito do modelo de apoio recém-criado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia para candidaturas em ambiente não académico.
Agenda do Trabalho Digno – Quadro Comparativo
A entrada em vigor da Lei n.º 13/2023, trouxe um número expressivo de alterações ao Código do Trabalho e legislação conexa. Todavia, o seu alcance e as caraterísticas dos seus impactos, hão de revelar-se pelas dinâmicas e sentidos resultantes da sua aplicação/efetivação ao longo do tempo, sendo certo que as interpretações de partida são sempre relevantes.
E se Falássemos da Europa. Um podcast conduzido pela deputada europeia Margarida Marques.
No podcast “E se falássemos da Europa”, pela eurodeputada Margarida Marques, o coordenador do CoLABOR, Manuel Carvalho da Silva, partilha a sua perspetiva sobre vários assuntos relacionados com o mundo do trabalho, nomeadamente sobre a importância das competências ao longo da vida para os trabalhadores, mas também para as empresas.
O CoLABOR é instituição de acolhimento no PhD Population Sciences
O CoLABOR associa-se ao doutoramento Population Sciences, sendo uma das duas instituições de acolhimento no âmbito do modelo de apoio recém-criado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia para candidaturas em ambiente não académico.
O Estado da Nação e as Políticas Públicas 2022 – IPPS-Iscte
Estruturado em vários capítulos temáticos correspondentes às respetivas áreas de governação, “O Estado da Nação e as Políticas Públicas”, elaborado anualmente pelo Instituto de Políticas Públicas e Sociais do Iscte desde 2019, tem o propósito de contribuir para a reflexão das políticas públicas através da
promoção do debate informado e aberto sobre a intervenção do Estado nas diferentes áreas de governação.
Estudo “Efeitos das formas de organização do tempo de trabalho no trabalho por turnos e no trabalho noturno”
A Comissão para Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), associou-se ao “CoLABOR – Laboratório para o Trabalho, Emprego e Proteção Social” no âmbito de um estudo sobre os efeitos das formas de organização do tempo de trabalho, com enfoque particular no trabalho por turnos e no trabalho noturno e sobre os seus efeitos para os/as trabalhadores/as e entidades empregadoras
Conduzir a mudança. O futuro do trabalho no setor automóvel português.
Este estudo, solicitado pelo Governo de Portugal, foi liderado e coordenado por David Mosler (EUROPE) e realizado por uma equipa de investigação multidisciplinar constituída por técnicos do Escritório Regional da OIT para a Europa e Ásia Central (EUROPE), do Departamento de Políticas de Emprego da OIT (EMPLOYMENT) e investigadores do CoLABOR.
CoLABOR promove a reflexão e o debate em torno da Agenda do Trabalho Digno
O CoLABOR promove a reflexão e o debate em torno da Agenda do Trabalho Digno, um dos momentos políticos mais relevante desta década sobre o mundo do trabalho.