
Notícias
27 de setembro: Evento participativo – Plataformas de Trabalho: Mobilidade Urbana e Direitos do Trabalho
O Evento “PLATAFORMAS DE TRABALHO: Mobilidade Urbana e Direitos Laborais”, que se vai realizar no dia 27 de setembro, pelas 14h00, na Biblioteca Palácio Galveias, promovido pelo CoLABOR em parceria com o projeto europeu PLUS – Platform Labour in Urban Spaces, tem como tema geral as implicações socioeconómicas que decorrem do modelo de negócio assente na economia das plataformas digitais no sector da mobilidade urbana.
21 de setembro: O Trabalho Digno na Agenda do CoLABOR
O CoLABOR tem o trabalho, o emprego e a proteção social no centro da sua Agenda. O debate em torno da Agenda do Trabalho Digno, merece assim, a este Laboratório Colaborativo, uma atenção reforçada. Têm sido desenvolvidos vários trabalhos de investigação que contribuem para aquele objetivo (ver em https://colabor.pt/projetos/) e disponibilizados textos de reflexão com caráter mais jurídico. (ver em https://trabalhodigno.colabor.pt/)
O Estado da Nação e as Políticas Públicas 2022 – IPPS-Iscte
Estruturado em vários capítulos temáticos correspondentes às respetivas áreas de governação, “O Estado da Nação e as Políticas Públicas”, elaborado anualmente pelo Instituto de Políticas Públicas e Sociais do Iscte desde 2019, tem o propósito de contribuir para a reflexão das políticas públicas através da
promoção do debate informado e aberto sobre a intervenção do Estado nas diferentes áreas de governação.
Estudo “Efeitos das formas de organização do tempo de trabalho no trabalho por turnos e no trabalho noturno”
A Comissão para Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), associou-se ao “CoLABOR – Laboratório para o Trabalho, Emprego e Proteção Social” no âmbito de um estudo sobre os efeitos das formas de organização do tempo de trabalho, com enfoque particular no trabalho por turnos e no trabalho noturno e sobre os seus efeitos para os/as trabalhadores/as e entidades empregadoras
Conduzir a mudança. O futuro do trabalho no setor automóvel português.
Este estudo, solicitado pelo Governo de Portugal, foi liderado e coordenado por David Mosler (EUROPE) e realizado por uma equipa de investigação multidisciplinar constituída por técnicos do Escritório Regional da OIT para a Europa e Ásia Central (EUROPE), do Departamento de Políticas de Emprego da OIT (EMPLOYMENT) e investigadores do CoLABOR.
CoLABOR promove a reflexão e o debate em torno da Agenda do Trabalho Digno
O CoLABOR promove a reflexão e o debate em torno da Agenda do Trabalho Digno, um dos momentos políticos mais relevante desta década sobre o mundo do trabalho.
Contributo de investigadores CoLABOR para a estratégia nacional de combate à pobreza
Um grupo de investigadores do CoLABOR participou na consulta pública da versão preliminar da estratégia nacional de combate à pobreza, que terminou na última segunda-feira. Este grupo produziu e submeteu no portal ConsultaLEX um documento com um conjunto de sugestões, que pretende ser um contributo construtivo para a melhoria da estratégia.
4 de novembro: Jornadas CoLABOR | O trabalho nas transições climática e digital
Dia 4 de novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, o CoLABOR, Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social promoveu um encontro internacional intitulado “O Trabalho nas Transições Climática e Digital”, com o intuito de contribuir para a reflexão e qualificação do debate público acerca das repercussões que estas mudanças, aceleradas pela crise pandémica e a subsequente crise económica e social global, trazem para as condições do trabalho e para o emprego, bem como para a proteção social e a regulação do trabalho.
Estado da Nação em Números
O CoLABOR desenvolveu para o Instituto para as Políticas Públicas e Sociais (IPPS), em parceria com este, a plataforma de dados “Estado da Nação em Números” que complementa o Relatório que aquele instituto publica anualmente e onde apresenta uma análise detalhada sobre a situação nacional em diferentes dimensões.
Estudo CoLabor em evento OCDE/Comissão Europeia (Copy)
O estudo de âmbito nacional “Trabalho, teletrabalho e distanciamento social”, promovido pelo CoLABOR foi um dos exemplos internacionais, a par das experiências britânicas e holandesas, apresentado no painel sobre teletrabalho do evento “Policies to reduce the gender employment gap in the Hungarian labour market”.
CoLABOR participa em debate sobre o futuro do trabalho
O Investigador Coordenador da linha do Trabalho, Emprego e Tecnologia do CoLABOR, Tiago Santos Pereira, participou na passada terça-feira no programa da RTP É OU NÃO É, cujo tema foi “Como vai ser o futuro do trabalho?”.
CoLABOR lança inquérito nacional sobre o Impacto da COVID-19 nas ERPI e ULDM, com o apoio do MTSSS e em parceria com a CNIS e a SCML
O CoLABOR está a realizar um estudo sobre “O Impacto da COVID-19 nos Lares de Idosos”, através da aplicação de um inquérito por questionário online a todas as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e Unidades de Longa Duração e Manutenção (ULDM) da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) em Portugal Continental.
O CoLABOR criou um simulador do “Apoio extraordinário aos rendimentos dos trabalhadores”
O CoLABOR criou um simulador da nova prestação social – “Apoio extraordinário aos rendimentos dos trabalhadores” – que permite, de acordo com a informação disponibilizada pelo utilizador, calcular o valor individual desta prestação, assim como a sua duração.
6 novembro 2020: Apresentação DataLABOR
A DataLABOR disponibiliza dados nacionais e internacionais sobre trabalho, emprego e proteção social. Nasce de um laboratório colaborativo, o CoLABOR, que junta ensino superior, três dos maiores empregadores nacionais e o setor social. Irá dar contributos para a formulação de políticas públicas, como a resposta à pandemia provocada pela COVID-19, e, ao mesmo tempo, proporcionar a empresas, organizações sindicais, empresariais e do terceiro setor, informação necessária à gestão, tomada de decisões e formulação de estratégias.
Contributo do CoLABOR para a discussão pública da Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2): Impacte sobre o trabalho e emprego
Decorreu no passado dia 22 de junho a discussão dos desafios e oportunidades de Investigação e Desenvolvimento proporcionados pela economia do Hidrogénio. Coube ao CoLABOR pronunciar-se sobre o seu impacte sobre o trabalho e emprego.
3 julho 2020: Skills 4 pós-COVID-19 para a Ciência e o Ensino Superior (sessão online)
A iniciativa “Skills 4 pós-COVID-19 para a Ciência e o Ensino Superior” promovida pelo Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social (CoLABOR), em cooperação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, decorreu no passado dia 3 de julho.
29 abril 2019: Trabalho 4.0 – Tecnologia, Trabalho e Emprego no séc. XXI
O CoLABOR – Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social organizou, no dia 29 de abril de 2019, a conferência internacional Trabalho 4.0: Tecnologia, Trabalho e Emprego no Séc. XXI. A sessão destinou-se a apresentar o CoLABOR, a plataforma de informação DataLABOR e a sua agenda de investigação e intervenção e debater os impactos, presentes e futuros, das novas tecnologias sobre o trabalho e emprego..